sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Panorama sobre a redução da pobreza e da distribuição de renda nos governos de FHC e Lula

Panorama sobre a redução da pobreza e da distribuição de renda nos governos de FHC e Lula¹

- O Coeficiente de Gini, que mede a desigualdade da renda entre os que recebem mais e os que recebem menos, apresentou reduções robustas na período Lula, enquanto apenas variações foram observadas no governo FHC.

O que significa? Mais pessoas estão ficando com mais dinheiro.


-Número de domicílios em situação de extrema pobreza, esse indicador mostra a quantidade de domicílios no Brasil que estavam e permaneceram na pobreza extrema no Governo FHC e quantas estão ou sobraram no governo Lula.

-Número de pobres e de extremamente pobres. Quem estava pobre em 1995 continuava pobre ou extremamente pobre no final do Governo de FHC, 2002. Enquanto no Governo Lula, mais de 20 milhões de pessoas saíram da pobreza e mais de 10 milhões de pessoas deixaram de está na pobreza extrema.

O que isso significa? Menos pessoas passando fome, menor número de mortalidade infantil, menos pessoas morrendo por não terem o que comer.



RESUMO DA ÓPERA!

Em resumo, os dois governos podem ser análisados pelos dados disponíveis pelo IBGE, IPEADATA e Pnad, mostram que no combate a pobreza e na distribuição de renda o governo Lula fez mais que o dobro do governo FHC. Essas variações representam o quanto cada indicador foi reduzido em cada gestão.


1 Magali Alves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário