quinta-feira, 26 de março de 2015

XX Encontro Nacional de Economia Política

CHAMADA DE TRABALHOS

A Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) convida pesquisadores, acadêmicos, profissionais e estudantes interessados em discutir criticamente o desenvolvimento Latino-americano e sua relação com a conjuntura econômica e política mundial. Para tanto, destacamos algumas questões: Como a América Latina se insere no capitalismo atual? Os países do continente Latino-americano têm estreitado seus laços regionais? Qual é o papel do Brasil no processo de integração latino-americana? Quais os desafios do desenvolvimento latino-americano na fase atual do capitalismo mundial?

Promoção e Realização:
Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP)
Período:
26 a 29 de maio de 2015
Local:
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
UNILA - Foz de Iguaçu - Paraná, Brasil
Prazo de submissão de artigos completos através do site: de 17.11.2014 até 16.03.2015
Prazo para submissão de artigos:
de 17/11/2014 a 16/03/2015

COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

  • Prof. Niemeyer Almeida Filho (IE/UFU, Presidente da SEP)
  • Prof. João Ildebrando Bocchi (PUC-SP, Vice-presidente da SEP)
  • Prof. Lauro Mattei (UFSC, Diretor da SEP)
  • Prof. Frederico Jayme Katz (UFPE, Diretor SEP)

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

  • Prof. Elen Schneider
  • Prof. Fábio Borges
  • Prof. Ferenc Kiss
  • Prof. Fernando Correa Prado
  • Prof. Fernando Romero
  • Prof. Luciano Wexell Severo
  • Prof. Marina Machado Gouvêa
  • Prof. Nilson Araújo de Souza
  • Prof. Wolney Roberto Carvalho
  • Centro Acadêmico de Economia Gentil Corazza

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Prof. Lauro Mattei (UFSC, Diretor da SEP)
  • Prof. Frederico Jayme Katz (UFPE, Diretor SEP)
  • Prof. Octávio Conceição (UFRGS, Diretor da SEP)
  • Prof. Paulo Henrique Furtado (UFF, Diretor da SEP)

Instruções para submissão de artigos

Enviar duas cópias do artigo através da submissão on-line, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela comissão científica e outra com identificação para a comissão organizadora visando à elaboração dos anais do encontro. Indicar pelo sistema a área (verificar as áreas nesta chamada) e a modalidade (Sessões Ordinárias e Sessões de Comunicações). Durante o processo de submissão on-line será gerado o boleto para pagamento da taxa de submissão. Para a submissão on-line é necessário estar cadastrado no site (www.sep.org.br/cadastro). A identificação do usuário é feita pelo número do CPF ou passaporte (para estrangeiros).

Formatação do artigo

Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato PDF (não serão aceitos artigos em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. O texto não deve conter quaisquer referências que possam identificar o autor. Ao enviar o artigo o autor declara estar ciente das regras de submissão e de seleção pelas comissões científicas. Qualquer descumprimento das regras deste edital ou da boa prática acadêmica implicará na recusa imediata do artigo submetido.

Taxa de submissão de artigos

Sócios em dia com a anuidade jul/2014 a jun/2015:R$ 60,00 por artigo.
Não sócios e sócios com débitos de anuidade:R$ 120,00 por artigo.

As taxas acima serão definidas automaticamente pelo sistema, conforme o usuário se cadastrar no site ao fazer a submissão.

Artigos com mais de um autor, basta apenas que um dos autores faça a submissão on-line.

Autores estrangeiros poderão inscrever artigos e pagar a taxa de submissão e de inscrição durante o credenciamento ao Encontro, momento em que deverão apresentar os boletos emitidos.

Cada autor pode submeter, no máximo, dois artigos, sejam eles em coautoria ou não, em qualquer das subáreas.

É importante ressaltar que o pagamento das taxas de submissão não dará direito à participação no Encontro - mesmo que o trabalho seja aprovado. Tal taxa refere-se apenas ao processo de seleção dos trabalhos.

Para a inscrição no Encontro todos deverão seguir os procedimentos a serem informados no site da SEP a partir do mês de março de 2015.

Artigos cujos boletos de inscrição não tenham sido devidamente pagos serão prontamente eliminados das listas de avaliação das Comissões Científicas.

Registre-se que, em hipótese alguma, haverá devolução das taxas de submissão.

Aprovação dos trabalhos submetidos

A lista completa dos artigos aprovados será divulgada até o dia 15.04.2015, sendo que nesta data serão enviadas cartas de aceite aos autores dos artigos selecionados.

Apoio da SEP aos autores com artigos selecionados

A SEP pagará as despesas de hospedagem (em quarto duplo) correspondendo a duas diárias apenas a um dos autores que tiver artigo selecionado e realizado inscrição no Encontro. Ressalta-se que este procedimento não será adotado para os participantes que recebem diárias das instituições de origem. Dependendo da disponibilidade orçamentária, poderá também ser paga despesa de alimentação correspondendo ao almoço. As despesas de deslocamento até o local do evento são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Apresentação dos Trabalhos

Os trabalhos serão apresentados de duas maneiras distintas: em Sessões Ordinárias e em Sessões de Comunicações, cada qual com um processo de submissão distinto. A escolha é feita pelo autor ao longo do processo de submissão on-line. Tanto as Sessões Ordinárias como as de Comunicações formarão mesas ao longo da programação do Encontro. A diferença reside no tempo disponível para a apresentação de cada artigo, que no caso das Comunicações será menor.

Como forma de incentivo, os artigos submetidos às Comunicações poderão, em função da qualidade e a critério das respectivas Comissões Científicas, ser realocados para as Sessões Ordinárias. Contudo, o inverso não ocorrerá, ou seja, artigos enviados às Sessões Ordinárias e não aprovados não serão realocados para as Sessões de Comunicações.

No caso das Sessões de Comunicações, todas as despesas ficarão por conta dos autores, sendo que apenas os resumos serão publicados, devendo os mesmos conter até duas páginas.

Áreas temáticas e suas respectivas Comissões Científicas:

  • ÁREA 1: METODOLOGIA E HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
    • André Guimarães (UFF)
    • Cesare Galvan (UFPE)
  • ÁREA 2: HISTÓRIA ECONÔMICA E ECONOMIA BRASILEIRA
    • Luiz Filgueiras (UFBA)
    • André Biancarelli (UNICAMP)
  • ÁREA 3: ECONOMIA POLÍTICA, CAPITALISMO E SOCIALISMO
    • Paulo Nakatani (UFES)
    • Wolney Carvalho (UNILA)
  • ÁREA 4: ESTADOS E NAÇÕES DIANTE DO CAPITALISMO ATUAL
    • Rosa Maria Marques (PUC-SP)
    • Alfredo Saad-Filho (SOAS)
  • ÁREA 5: DINHEIRO, FINANÇAS INTERNACIONAIS E CRESCIMENTO
    • Marina Machado Gouvea (UNILA)
    • Ricardo Summa (UFRJ)
  • ÁREA 6: CAPITALISMO E ESPAÇO
    • Luiz Eduardo Simões de Souza (UFJF)
    • Ana Maria Fontenele (UFC)
  • ÁREA 7: TRABALHO, INDÚSTRIA E TECNOLOGIA
    • Marisa Botelho (UFU)
    • Abraham Sicsú (UFPE)
  • ÁREA 8: ÁREA ESPECIAL 1: INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
    • Luiz Faria Estrela (UFRGS)
    • Fabio Borges (UNILA)
  • ÁREA 9: ÁREA ESPECIAL 2: ECONOMIA AGRÁRIA E DO MEIO AMBIENTE
    • Guilherme Delgado (IPEA)
    • Daniel Caixeta Andrade (UFU)

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