segunda-feira, 25 de abril de 2011

XVII Prêmio Brasil de Economia

Inscrições abertas para o XVII Prêmio Brasil de Economia

 

Ipea concederá bolsas de pesquisa aos primeiros colocados em três categorias

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o  Conselho Federal de Economia (Cofecon),  lança o XVII Prêmio Brasil de Economia-2011. O prêmio é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto e o Conselho, assinado em 28 de março deste ano. Além de participar da organização do Prêmio e da avaliação dos trabalhos inscritos, o Ipea oferecerá uma bolsa de pesquisa por um ano aos primeiros colocados nas categorias: tese de Doutorado, dissertação de Mestrado e monografia de Graduação. Os premiados deverão enviar ao Instituto seus projetos de pesquisas no prazo de até três meses contados a partir da entrega do prêmio. Os projetos serão submetidos à aprovação de acordo com as normas de concessão de bolsas do Ipea.

Além dessas três categorias, o Prêmio contempla também livro de economia e artigo técnico ou científico. Os trabalhos poderão ser protocolados nos Conselhos Regionais de Economia ou em suas Delegacias até o dia 1º de julho e deverão ter um único autor, exceto nas categorias livro e artigo. Na categoria monografia, a inscrição será feita exclusivamente pelos próprios Conselhos. A entrega deve ser feita em três vias, em envelope único identificando apenas a categoria e o pseudônimo do autor.

A solenidade de entrega dos prêmios será na cidade de Bonito-MS, em 7 de setembro, durante o XIX Congresso Brasileiro de Economia, principal encontro dos economistas brasileiros. O objetivo é incentivar a investigação econômica e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira. O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho disse que a expectativa do Instituto "será a de selecionar jovens talentos (sejam profissionais e/ou estudantes) que possam apoiar os seus estudos em temas de interesse relevante da instituição."

O coordenador da Comissão do XVII Prêmio Brasil de Economia, Cândido Luiz de Lima Fernandes, disse que há perspectiva de aumento do número de inscritos este ano. O motivo é a modificação no regulamento do Prêmio permitindo que trabalhos de autoria dos Conselheiros Regionais sejam aceitos. "Este ano, a Comissão Julgadora é formada por 12 professores, doutores de diferentes universidades brasileiras que julgarão os melhores trabalhos em cada categoria", completou Cândido.

Os trabalhos devem estar relacionados aos temas: teoria econômica, pensamento econômico contemporâneo, economia agrícola, economia socioambiental, economia regional e urbana, integração econômica, economia e inovações tecnológicas, temas interdisciplinares e outros relacionados á Ciência Econômica. O único idioma aceito será o português e alguns trabalhos devem atender às especificações adotadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Confira o Regulamento do XVII Prêmio Brasil de Economia

Ficha de inscrição do XVII Prêmio Brasil de Economia

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Concursos de literatura

Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães

O vencedor ganha R$ 5 mil e alguns trabalhos receberão menção honrosa.
Universidade De Passo Fundo
Até www.jornaldadeliteratura.upf.br




VII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus

Encaminhar no corpo do e-mail crônicas de 20 linhas com temática livre.
 www.galinhapulando.com até dia 30 de novembro




Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2011

Serão destinados R$ 13,8 milhões, teatro, audivisual
www.eletrobras.com/editalcutural até 13/4


quarta-feira, 13 de abril de 2011

I ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO - ENEDAP

I ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO - ENEDAP


Os resumos serão recebidos apenas por formulário on-line (www.enedap2011.com), impreterivelmente até meia-noite do dia 31 de maio de 2011 (horário de Brasília). Os trabalhos de alunos de graduação deverão necessariamente estar sob a coautoria de um professor orientador.

Os trabalhos, em idioma português, deverão ser apresentados na modalidade comunicação oral.

Os trabalhos deverão ser submetidos em resumo para análise. Logo após a aprovação, deverão ser enviados na versão artigo completo até 17 de agosto de 2011.

Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a uma das seguintes áreas temáticas:

1) História econômica geral, história política e história social;
2) Formação econômica do Brasil, economia brasileira, história econômica e social do Nordeste, história de Pernambuco e história do Agreste;
3) História do pensamento econômico, metodologia da ciência econômica e filosofia da ciência econômica;
4) Economia aplicada I - Economia política, economia política internacional e economia política dos sistemas mundo;
5) Economia aplicada II - Economia agrícola, economia regional, economia urbana e economia do setor público;
6) Economia aplicada III - Economia do trabalho, economia solidária, economia da pequena produção urbana e rural e desenvolvimento econômico e economia e políticas públicas;
7) Economia aplicada IV - Economia industrial, economia das empresas, economia da tecnologia e organização industrial
8) Economia aplicada V- Teoria econômica, métodos quantitativos aplicados e finanças.

  • 1.Inscrição

    Não haverá limite máximo para inscrição de trabalhos como primeiro autor. Cada inscrito poderá enviar quantos trabalhos desejar, desde que estes estejam dentro dos padrões do evento não podendo ultrapassar 3 (três) participantes por trabalho.

    Todos os autores, coautores e orientadores listados no trabalho deverão estar inscritos quanto a submissão do trabalho. Caso o pagamento da inscrição não seja efetivado até a data limite do envio do trabalho completo, 17 de agosto de 2011, os autores e/ou trabalho serão considerados como não aceitos.

  • 2.Estrutura do Trabalho

    2.1 Resumo

    O resumo para avaliação deverá ser estruturado, contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, destacando: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão, não sendo permitidas tabelas ou figuras. Não deverá conter referências.

    2.1.1 Do envio do resumo
    • O envio do resumo deverá ser efetuado através do formulário online, com o preenchimento, obrigatório dos seguintes campos: área temática, título, autor, coautores, orientador (se for o caso), corpo do resumo e 3 (três) palavras-chave .
    2.1.2 Da análise dos resumos
    • A Comissão Organizadora se encarregará de enviar o resumo à Comissão Científica sem a identificação do autor(a) ou autores(as) do trabalho. Após a avaliação o autor correspondente receberá automaticamente uma carta com o resultado da avaliação da proposta de trabalho.
  • 2.2 Artigo Completo

    • O Artigo Completo deverá ser elaborado em, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 12 (doze) laudas. Deverá ser organizado contendo: título, autor(es), instituição(ões), introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências. No corpo do texto poderá conter tabelas e/ou figuras.
    • O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, justificado e espaçamento 1,5.
    • O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado.
    • Na linha subsequente deverá(ão) ser listado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) seguido(s) da instituição, alinhado(s) à direita. Caso seja graduando inserir entre os coautores o nome completo do orientador (Docente).
    • Os artigos deverão ser precedidos por um resumo em português em corpo 10, seguido de 3 palavras-chave e uma versão em inglês (abstract).
    • A seção Introdução deverá ser breve e justificar o problema estudado de forma clara. Os objetivos deverão estar explícitos no final da introdução.
    • A seção Metodologia deverá ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir procedimentos utilizados. Deverá conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
    • A seção Resultados e Discussão deverá conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados deverá estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
    • As tabelas e/ou figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. A localização do título nas tabelas deverá ficar acima e sem negrito e nas figuras deverá ficar abaixo e sem negrito. Evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de tabelas e figuras.
    • Citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes indicações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; abreviatura de páginas (p.) e o número desta. EX (FURTADO, 2001, p. 5).
    • Para citações formais com mais de três linhas: fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, parágrafo próprio com avanço separado por espaço duplo. Nesta hipótese, dispensam-se as aspas. As citações formais de até três linhas devem integrar o corpo de texto e serão marcadas por aspas.
    • No caso de haver notas explicativas elas deverão ser colocadas no rodapé, com corpo 10 e numeradas. Caso ocorra indicação bibliográfica na nota explicativa, será feita como indicado acima, entre parênteses, ao lado do nome do autor citado, no final da citação ou no final da explicação. Ex: (FURTADO, 2001, p.5)¹
    • As referências bibliográficas deverão ser colocadas no fim do texto e conterão todas as obras citadas, em ordem alfabética, sem numeração segundo as normas da ABNT.
    • A seção Conclusão deverá ser elaborada em frases curtas e com base nos objetivos e resultados apresentados.
    • Na seção Referências deverão ser listadas apenas as mencionadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Entrevista de Delfin Netto no DCI

Entrevista

Publicação de Livros - EDUFS

05/04/2011 Editora UFS: novo período de inscrição para publicação de livros

A Editora UFS prorrogou o período de inscrição para publicação de
livros. De acordo com a retificação do Edital 2010, o prazo segue
agora até 30 de abril. Podem ser inscritas obras das seguintes linhas:
didáticas, produções científicas, produções artísticas e clássicos.

Os originais deverão ser encaminhados em CD (em Word e/ou PageMaker).
Devem estar revisados e devidamente adaptados ao formato e linguagem
de livros.

É necessário encaminhar ainda uma cópia impressa e um ofício ao
coordenador do Programa Editorial solicitando a publicação da obra e
indicando a linha editorial em que está inserida.

A Editora UFS responsabiliza-se por um terço do valor para publicação,
um terço cabe à Fundação Oviêdo Teixeira (conveniada) e outro terço é
de responsabilidade do autor que, após o lançamento da obra, receberá
o equivalente a 20% do número total de exemplares publicados.

As inscrições serão realizadas na secretaria da editora, localizada no
prédio onde funcionam as secretarias dos cursos de Agronomia e de
Comunicação Social (campus de São Cristóvão), de segunda a
sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h à 17h30.

A editora

O Programa Editorial da UFS foi criado e implementado em 1986,
sofrendo uma total reformulação em setembro de 1997.

Com uma nova política instituída, ampliou-se significativamente a
edição de obras, contemplando autores da universidade e da sociedade
como um todo. Até hoje a editora já publicou 133 títulos.

Mais informações pelo telefone 2105-6922 ou 6923 ou pelo e-mail editora@ufs.br.

Ascom
comunica@ufs.br

XII Congresso Internacional de Custos

Caro Prof. Eliz Regina Clara de Medeiros:

O Instituto Internacional de Custos, no seu último congresso, escolheu
à República Oriental do Uruguai como a sua sede do XII Congresso
Internacional de Custos.

O evento terá lugar na cidade de Punta del Este, de 27 a 29 de
novembro de 2011, e será, uma instância de discussão acadêmica, em
temas vinculados com os novos desafios que deve afrontar a gestão
empresarial no custos, tudo isto numa atmosfera amigável e fraternal,
ambientada no tranqüilo e belo entorno natural desta cidade balneária.

O lema do Congresso é " Tendendo Pontes interdisciplinar de Gestao de
Custos". O público ao qual está dirigido o Congresso é amplo e abrange
a profissionais, acadêmicos, investigadores, estudantes.

 Temos a convicção de que a sua participação constituirá um
enriquecimento de idéias  e projetos, e seria um gosto para nós contar
com vossa presença neste XII Congresso Internacional de Custos,
convertendo-o num encontro internacional memorável.

Mais informação: www.aurco.org.uy

Esperamos ter o privilégio de estreitar a sua mão em Punta del Este.

Atenciosamente,

SEDE

O Congresso será realizado nos Salões de Conferencias do Hotel Conrad
de Punta del Este, Uruguai

 VALOR DAS INSCRIÇÕES

Até 15 de setembro

de 2011

16 de Setembro a 15 de novembro de 2011

De 16 de novembro

Miembros de Asociaciones pertenecientes al Instituto Internacional de Costos


No Miembros U$S 350 U$S 450 U$S 150
Acompañantes U$S 400 U$S 500 U$S 200
Estudiantes U$S 500 U$S 600 U$S 300


A taxa de delegado inclui:

Participação nas reuniões, cafés, recepção de boas vindas, almoço de
encerramento e materiais conferência.
A inscrição para os acompanhantes inclui:

§         Tour pela cidade de Punta del Este

§         Coquetel de boasvindas.


COORDENAÇÃO

Os participantes terão à sua disposição, para qualquier consulta ou
colaboração que fosse necessária com relação à organização e os
trâmites que tenham que ser realizados e estejam relacionados com o
Congresso, com o acesso ao pais ou com os serviços que sejam
requeridos durante a permanencia em Punta del Este através de:

Inês González

Fone: (598) 2908.15.90

e-mail: aurco@aurco.org.uy

www.aurco.org.uy

domingo, 10 de abril de 2011

XIX CBE - Congresso Brasileiro de Economia

Inscrições de trabalhos - Instruções

 

Evento: XIX CBE - Congresso Brasileiro de Economia

Data: 07 a 09 de setembro de 2011

Local: Bonito - MS

"Desenvolvimento: inovação, tecnologia e sustentabilidade"

Período para Submissão de Artigos Científicos

De 04/04/2011 até 30/06/2011

Sistema de Submissão dos Artigos Científicos

Instruções para inscrição:

Os artigos científicos deverão ser encaminhados ao Conselho Regional de Economia – CORECON/MS, para submissão via e-mail artigoscbe2011@gmail.com da seguinte forma:

  • Um arquivo formato pdf contendo o corpo do trabalho com identificação dos autores (nome dos autores; instituição e endereço eletrônico);
  • Cada artigo recebido terá uma mensagem de resposta comprovando o recebimento.

Confira abaixo as regras/normas para submissão.

Autoria:

  • Limitação de autores: Cada pessoa poderá submeter na qualidade de autor e/ou co-autor no máximo 5 (cinco) artigos, tanto como autor quanto como co-autor.
  • O número máximo de autores por artigo é de cinco. Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em um dos temas relacionados.
  • Idioma: Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas.

Atenção: Não haverá tradução simultânea.

 

Formato dos Artigos Científicos a Serem Submetidos

  • O Artigo Científico deve ser organizado em Título (máximo de 17 palavras) em negrito e nome(s) do(s) autor(es), a respectiva instituição e o endereço eletrônico; Resumo/abstract (máximo de 200 palavras); duas a três palavras-chave; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussão; Conclusões e Referências Bibliográficas e seguir as regras da ABNT.
  • Deve ser apresentado em espaço duplo (máximo de 20 páginas), incluindo notas de rodapé, tabelas e referências bibliográficas, em papel tipo A4, com margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior de 2,5 centímetros, espaço 1,5 e fonte tamanho 12 (Times New Roman).


Atenção:

  • Os trabalhos serão inseridos em CD-ROM exatamente da forma como forem submetidos ao congresso, sem revisão editorial e gráfica. Assim, eventuais erros e problemas de editoração são de responsabilidade dos autores;
  • Ao final serão classificados os artigos científicos que comporão a publicação dos Anais do CBE. Serão selecionados 14 artigos para apresentação oral e publicação.

Forma de apresentação dos artigos

Apresentação Oral:

  • Os artigos científicos serão apresentados oralmente em sala com projetor de multimídia, contando com a presença de um presidente, responsável pela coordenação dos trabalhos.
  • Os autores terão no máximo 15 minutos para a apresentação. Serão destinados mais 5 minutos para debates.

Temas dos artigos científicos

O Congresso Brasileiro de Economia tem por objetivo a discussão e os debates dos temas da conjuntura nacional e internacional, além da formação profissional e inserção do profissional economista neste contexto. O tema geral é "Desenvolvimento: inovação, tecnologia e sustentabilidade". As áreas temáticas, dentro do tema geral em que os artigos científicos devem versar são as seguintes:

  1. Comercialização, Mercados e Preços.
    Coordenação: Raul Assef Castelão (Faculdade Salesiana de Santa Tereza/Corumbá – MS)

  2. Economia e Gestão nos setores produtivos
    Coordenação: Rosele Marques Vieira (UEMS)

  3. Comércio Internacional.
    Coordenação: Everlan Elias Montibeler (UFMS)

  4. Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
    Coordenação: José Carlos De Jesus Lopes (UFMS)

  5. Instituições e Desenvolvimento Social: O papel social do Economista no século XXI.
    Coordenação: Paulo Salvatore Ponzini (CORECON/MS)

  6. Desenvolvimento Territorial e Regional.
    Coordenação: Daniel Massen Frainer (UFGD)

  7. Ciência, Pesquisa, Inovações e Transferência de Tecnologia.
    Coordenação: Zaida de Andrade Lopes Godoy (CORECON/MS)

  8. Políticas Públicas
    Coordenação: Cícero Tredezini (UFMS)

  9. A evolução da Profissão do Economista: 60 anos de história

Coordenação: Carlos Roberto de Castro (Professor /COFECON)

  1. Os reflexos da evolução da grade curricular dos cursos de economia no Brasil

Coordenação: Mayra Batista Bitencourt Fagundes (UFMS)

Divulgação dos Resultados

Os resultados serão divulgados até o dia 15 de Agosto de 2011, após manifestação da Comissão de Seleção de Trabalhos do CBE – Comitê Científico. As informações estarão no sítio do evento.

Comitê Científico

A ser designado pela Comissão Organizadora do CBE 2011, que será auxiliado pelas comissões.

Comissões

Para acompanhamento da tramitação dos artigos científicos no processo de seleção estarão envolvidas duas modalidades de comissões com atribuições específicas:

Comissão Executora

Atribuições: admitir os artigos científicos, acompanhar todos os trâmites do processo de avaliação e seleção, examinando e decidindo sobre eventuais propostas de desclassificação dos artigos.

    1. Daniel Massen Frainer
      1. Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

    2. Lídia Maria Ribas
      1. Conselheira do CORECON/MS

    3. Mayra Batista Bitencourt Fagundes
      1. Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    4. Raul Assef Castelão
      1. Coordenador do Curso de Economia da Faculdade Salesiana de Santa Teresa – Corumbá/MS.

    5. Rosele Marques Vieira
      1. Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Campus Ponta Porã.
Comissão avaliadora

Atribuições: elaborar parecer sobre os artigos apresentados. Composta por professores, com formação em Ciências Econômicas, indicados pelas instituições de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul.


COMISSÃO ORGANIZADORA DO CBE 2011

PRESIDENTE DO CORECON/MS

PRESIDENTE DO COFECON

--
Atenciosamente, Magali Alves
Mestranda em Economia
Curso de Mestrado em Economia CME/UFBA
Bolsista do Núcleo de Estudos Conjunturais NEC
Tel. 71 91047243

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aberto prazo para envio de artigos ao VII Encontro de Economia Baiana - 15 e 16 de setembro de 2011, em Salvador


Aberto prazo para envio de artigos ao VII Encontro de Economia Baiana, a ocorrer nos dias 15 e 16 de setembro de 2011, em Salvador.

Áreas temáticas:

- Economia Baiana
- Economia Regional
- Financiamento do Desenvolvimento

Encaminhe seu artigo através do site
www.mesteco.ufba.br até o dia 16 de maio de 2011. Os melhores trabalhos em cada área receberão prêmios de R$ 4.000,00.

Consulte regulamento no site.

Mais informações através do telefone: (71) 3116-1780.

Realização: Desenbahia, SEI e Curso de Mestrado em Economia da UFBA.


logo



--
Atenciosamente, Magali Alves
Mestranda em Economia
Curso de Mestrado em Economia CME/UFBA
Bolsista do Núcleo de Estudos Conjunturais NEC
Tel. 71 91047243

segunda-feira, 4 de abril de 2011

63 SBPC

Sugerimos atenção quanto aos prazos:
14/12/10 a 25/02/11: 1º prazo para inscrição online.
26/02/11 a 07/04/11: 2º prazo para inscrição online e último prazo para inscrição do autor que enviará um resumo (apenas um dos autores deverá submeter o texto; leia as Normas de envio de resumo).
14/04/11 a 28/06/11: 3º prazo para inscrição online / sem resumo.
17/05/11: início das inscrições para os minicursos; vagas limitadas; leia as Normas de inscrição em Minicursos
10 a 15/07/11 - 4º prazo para inscrição durante o evento, para vagas remanescentes.
1 a 4 dias: é o prazo de vencimento do boleto bancário.

http://www.sbpcnet.org.br/goiania/inscricao/#2