quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

17 comgresso APDR










Comunicações

  • Prazo de entrega das comunicações: 04 de Abril de 2011
  • Prazo de resposta sobre a aceitação das comunicações: 15 de Abril de 2011

BREVEMENTE DISPONÍVEL...

Limite de comunicações por apresentador: Os apresentadores são limitados a duas comunicações durante o congresso.

As comunicações deverão ser submetidas de acordo com o Template abaixo disponível:


Resumos

  • Prazo de entrega dos resumos: 28 de Fevereiro de 2011
  • Prazo de resposta sobre a aceitação de resumos: 04 de Março de 2011

Para Submeter um resumo (e/ou Paper) deve ter uma conta.

Sua primeira visita por favor CLIQUE AQUI.

tem conta, por favor CLIQUE AQUI.

Regras para Resumos

Serão aceites resumos em qualquer uma das seguintes línguas: português, espanhol ou inglês . As comunicações poderão ser apresentadas nestas três línguas e serão organizadas sessões por idioma para facilitar a participação de pessoas que não falam português.
O texto não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (incluindo espaços).

O Tema

Gestão de Bens e Desenvolvimento Regional Sustentável

Elinor Ostrom desafiou a sabedoria convencional de que a propriedade comum é mal administrada e deve ser regulada por autoridades centrais ou privatizadas. Baseando-se em numerosos estudos Ostrom concluiu que os resultados são, muitas vezes, melhores do que o previsto pela teoria padrão. Ela observa que os usuários dos recursos frequentemente desenvolvem mecanismos sofisticados para tomada de decisão e aplicam regras para lidar com conflitos de interesse. O que a Elionor faz é caracterizar as regras que promovem resultados bem sucedidos”.

Este é o texto da Nota de Imprensa da atribuição do Prémio Nobel da Economia de 2009 ( http://nobelprize.org/nobel_prizes/economics/laureates/2009/press.html) que serve de fonte de inspiração ao tema do 17º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional em Bragança, terra onde os baldios e a propriedade comunitária tem história. Este é também um bom tema para o 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza que mais uma vez se associa ao congresso da APDR, uma vez que os exemplos sugeridos por Elinor Ostrom se referem em grande parte à gestão de recursos naturais (pescas, pastagens, aquíferos, …).

O desafio que a Comissão Organizadora faz aos participantes é que, para além de apresentarem comunicações sobre os temas mais comuns e actuais da ciência regional e da gestão e conservação da natureza, coloquem também a hipótese de abordarem a temática premiada pelo Nobel de gestão de bens comuns explicitando o seu impacto no desenvolvimento regional sustentável.

Existem dois outros temas que importa realçar e que informaram a escolha dos conferencistas convidados. Um primeiro tem a ver com o ensino e a investigação em ciência regional cujo debate se julga importante no seguimento do relançamento do Compêndio de Ciência Regional, agora em dois volumes, um de natureza teórica e outro de suporte ao início à investigação. O outro tema refere-se à Política de Desenvolvimento Regional merece uma atenção especial designadamente em torno do Relatório Barca e da anunciada reformulação da política regional europeia.

Os restantes temas são igualmente importantes. Por um lado porque dão continuidade a debates recentes feitos no âmbito dos Congressos e Workshops da APDR (Globalização e desenvolvimento regional, Inovação e território, Dimensões espaciais da crise do Estado, Turismo e desenvolvimento sustentável, Fronteiras e desenvolvimento, Localização de actividades, Migrações e desenvolvimento sustentável, Regionalização e finanças regionais e locais e Redes de transportes e território e Modelos operacionais de economia regional). Por outro lado porque são temas caros a Associações Científicas que estão ligadas ao 17º Congresso, como a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Economia Agrária, com o tema Competitividade Agrícola e Desenvolvimento Regional, a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, com o tema Desenvolvimento local e rural, a Rede de Gestão e Conservação da Natureza, com os temas Economia dos Recursos Naturais e Ambientais e Gestão e Conservação da Natureza, ou mesmo os investigadores mais ligados às questões urbanas com o tema abrangente de Sustentabilidade Urbana.

Finalmente abarcamos temas relevantes para a política regional que constitui o tema do Workshop que vamos realizar em Zamora em colaboração com a Associação Espanhola de Ciência Regional e integrado nos trabalhos do Congresso; complementam esta temática os temas Sistemas de apoio à decisão para o desenvolvimento regional e Instrumentos de ordenamento do território.

Sub-Temas:

  1. Gestão de Bens Comuns e Desenvolvimento Regional Sustentável
  2. Ensino e Investigação em Ciência Regional
  3. Políticas de desenvolvimento regional (Workshop de Zamora, Espanha, dia 30 de Junho)
  4. Globalização e desenvolvimento regional
  5. Inovação e território
  6. Dimensões espaciais da crise do Estado
  7. Sustentabilidade Urbana
  8. Migrações e Desenvolvimento Sustentável
  9. Redes de transportes e território
  10. Localização de actividades
  11. Politica Agrícola e Bens Públicos (Sessões da APDEA)
  12. Turismo e desenvolvimento sustentável
  13. Desenvolvimento local e rural (Sessões da SPER)
  14. Fronteiras e Desenvolvimento
  15. Economia dos recursos naturais e ambientais (Sessões 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza)
  16. Gestão e Conservação da Natureza (Sessões 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza)
  17. Sistemas de apoio à decisão para o desenvolvimento regional
  18. Modelos Operacionais de Economia Regional
  19. Instrumentos de ordenamento do território
  20. Regionalização e Finanças Regionais e Locais

IMPORTANTE: O tema: Políticas de desenvolvimento regional só irá ter lugar nas sessões paralelas do Workshop de Zamora (30 de Junho).

A aceitação do resumo não implica a aceitação da comunicação. De acordo com as regras do Congresso, não serão aceites em principio comunicações assinadas por mais de 4 autores. A aceitação de comunicações com mais de 4 autores está condicionada pela apresentação de uma justificação conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário