quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

XICIER2016 - Chamada de resumos

XICIER2016 - Chamada de resumos

Segunda-feira, janeiro 25, 2016 13:19
    A Comissão Organizadora da Conferência Ibérica XI em Estudos Rurais convida a submissão de resumos para comunicação oral ou poster. Ficaríamos muito gratos se você pudesse espalhar a palavra entre os membros de sua instituição / associação / rede.

A apresentação é aberta na página web da XICIER 2016 ( http://xicier2016.utad.pt ), onde você pode consultar a lista de tópicos, bem como outras informações relevantes sobre o evento. O prazo para envio de resumos é 29 de fevereiro de 2016.

O XICIER 2016 será realizada de 13 outubro - 15 outubro na Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal. Ele é organizado pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), a Sociedade Português de Estudos Rurais (SPER) e da Associação Espanhola de Economia Agrícola (AEEA). Outros parceiros da organização do XICIER 2016 são: a Associação Espanhola de Geógrafos, (AGE), os grupos da Rural e da Alimentação Sociologia pela Federação Espanhola de Sociologia (FES), a Rede de Estudos Rural (RER, Brasil), o Espanhol Society of Agrária História (SEHA) e da sociedade brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER.

O tema geral do XICIER 2016 é a inteligente e desenvolvimento inclusivo nas zonas rurais, proporcionando a oportunidade de discutir e analisar ideias, propostas e resultados de pesquisa e experiência real já obtidos sobre a aplicabilidade e execução da agenda de crescimento inteligente e sustentável e inclusivo desenvolvimento em áreas rurais em diferentes 
contextos geográficos e sócio-culturais, especialmente na Europa e na América Latina.

Contamos com o seu apoio e participação!

Para mais informações visite http://xicier2016.utad.pt ou contato xicier2016@utad.pt



Calendário de eventos 2016 - primeira atualização

  • DG Regio e ERSA Lecture Series:  3ª Palestra
04 de março de 2016, em Bruxelas, Bélgica Estratégias de Especialização Inteligente na UE Espaço
  • 11º Congresso RSAI
25-28 abril de 2016, Istambul, Turquia mais 
  • 29 ERSA Escola de Verão 2016
03 de julho -10th de julho de 2016, Milão, Itália 
Espaço, Território e Crescimento. Avanços na Ciência Regional 

NEWS
 : Actualização do programa do dia-a-dia  já está disponível!
CHAMADA para aplicações , prazo 28 de fevereiro de 2016  mais 
56º Congresso ERSA
23-26 agosto de 2016, Viena, Áustria Chamada de resumos e trabalhos prazo : 
12 de fevereiro de 2016  
mais
ERSA Secções Eventos
  • Língua alemã Seção Seminário de Inverno 45
20-27 fevereiro de 2016, Grillhof, Áustria  mais 
  • Seção Eslovaca - 6ª Eslovaca Seminário de Inverno de Ciência Regional
09-12 março de 2016, Low Tatras, Eslováquia mais  
  • Seção húngaro: Conferência
Novas ideias e novas gerações de política regional na Europa de Leste
7-8 2016 de abril de Pécs, Hungria mais
Chamada de resumos prazo: 31 de janeiro de 2016
  • Seção Húngaro 4º Workshop PhD Central Europeu em Estudos de Economia Regional e de Negócios
14-15 2.016 de abril de Szeged, Hungria
Chamada de resumos prazo : 10 de março de 2016 mais 
  • British and Irish Secção: Conferência Anual 45 do RSAI-BIS30 agosto-1 setembro de 2016, Cornwall, Inglaterra
Chamada de resumos prazo : 29 de janeiro de 2016 mais 
    
Outros Eventos  
  • Spatial Econometrics Association conferência anual
13-15 2.016 de junho de Roma, Itália
Chamada de resumos prazo : 16 de abril de 2016 mais 
  • 23ª Conferência Anual ERES
8-11 2.016 de junho de Regensburg, Alemanha
Edital para seleção prazo : 31 de janeiro de 2016 mais 
  • 19 Uddevalla Symposium 2016 
30 de junho a 02 de julho de 2016, em Londres, Reino Unido
Geografia, Open Innovation, Diversidade e Empreendedorismo
Chamada para o prazo dos trabalhos: 28 de janeiro de 2016 mais 
  • IS1104 COST ACTION: Conferência Final
26-27 maio de 2016, Heraklion, em Creta, Grécia  mais

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

The Annual Meeting of the European Public Choice Society



EPCS 2016 Freiburg (South Germany)

The Annual Meeting of the European Public Choice Society will be held from
March 30th to April, 2nd 2016
at the University of Freiburg in Germany.
The European Public Choice Society promotes scientific research on the economics and politics of public and non-market decision-making, political economy and the economics of institutions.
About 250 researchers from different fields such as economics, political science and other social sciences meet annually to discuss the current issues in all fields of Public Choice.

Confirmed Keynote Speakers:
• Eliana La Ferrara (Università Bocconi) 
• Sascha O. Becker (University of Warwick)


sábado, 12 de setembro de 2015

XX Encontro Regional de Economia - Formulário de submissão

XX Encontro Regional de Economia - Formulário de submissão
Para submeter um trabalho ao XX Encontro Regional de Economia, preencha o cadastro pessoal com os dados do primeiro autor do trabalho e em seguida, cadastre o texto que deseja submeter.
Se você já completou o cadastro do autor e do texto e deseja alterar os dados ou o arquivo eletrônico do texto submetido, faça login no sistema.
Chamada de trabalhos
1. Público alvo
Poderão participar pesquisadores vinculados aos cursos de pós-graduação em economia e/ou a instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
2. Áreas de interesse e comissão científica
Área 1 - Economia Regional
Prof. Dr. Gervásio Ferreira - PPGE/UFBA
Prof. Dr. Anderson Cavalcante - CEDEPLAR/UFMG
Área 2 - Economia Agrícola
Prof. Dr. Jorge Mariano de Sousa - PPGECO/UFRN
Prof. Dr. Sinézio Fernandes Maia - PPGE/UFPB
Área 3 - Economia do Trabalho, Economia Social e Demografia
Profa. Dra. Mercia Santos Cruz - PPGE/UFPB
Profa. Dra. Ana Maria Rita Milani - UFAL
Área 4 - Teoria Econômica e Métodos Quantitativos
Prof. Dr. Maurício Benegas - CAEN/UFC
Prof. Dr. Luciano Menezes Sampaio - UFRN
Área 5 - Economia Política, Metodologia e História Econômica do Nordeste
Prof. Dr. João Policarpo R. de Lima - PIMES/UFPE
Prof. Dr. Willian E. N. Pereira - PPECO-UFRN
3. Submissão de artigos
A submissão dos artigos deverá ser feita por meio eletrônico em dois formatos:
  1. arquivo eletrônico: artigo completo com a identificação de autoria
  2. arquivo eletrônico: artigo com exclusão da primeira página, que contém a identificação de autoria.
Não será preciso enviar cópias impressas dos trabalhos. Os arquivos devem estar no formato ".doc" ou superior.
4. Prazo
de 15 de agosto a 13 de setembro de 2015.
5. Formato
Processador de textos: Word 6.0 ou superior.
Fonte de letra: Times New Roman.
Tamanho: 12 (doze).
Formato do papel: A4.
Espaçamento simples.
Margens: 2,5 cm.
Máximo de 25 páginas, mínimo de 10 páginas (incluindo informações iniciais, referências bibliográficas e apêndices).
A primeira página deverá conter: área de interesse escolhida, título do artigo, informações do(s) autor(es): nome completo, título acadêmico, afiliação institucional, minicurrículo, endereço postal e eletrônico, telefone e fax.
A segunda página deverá conter: área de interesse escolhida, título do artigo, resumo (em português e inglês); palavras-chave (em português e inglês); classificação JEL do trabalho.
Importante: a segunda página e as seguintes não poderão conter qualquer elemento que permita a identificação dos autores.
Cada autor poderá submeter apenas 1 (um) trabalho, sendo permitido participar como co-autor em artigos submetidos por outros autores.
6. Sistema de seleção
A seleção seguirá o sistema de "blind review", preservando-se o anonimato dos autores. Cada autor poderá submeter apenas 1 (um) trabalho, sendo permitido participar como coautor em artigos submetidos por outros autores.
Os membros da Comissão Científica não poderão submeter trabalhos (seja em autoria ou em co-autoria) para a área da qual façam parte.
7. Apresentação do artigo
Deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
8. 19° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional
Os artigos selecionados para o XX Encontro Regional de Economia estarão concorrendo automaticamente ao 19° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, desde que estejam em consonância com as normas que regulam o referido prêmio. Os artigos premiados estão credenciados a serem publicados na Revista Econômica do Nordeste, a critério do Comitê Editorial.
9. Informações adicionais
O pleito de ajuda de custo a ser encaminhado à organização do evento é exclusivo para autores vinculados aos centros participantes da organização do Encontro Regional da ANPEC: CEDEPLAR-UFMG, IE-UFU, CME-UFBA, PIMES-UFPE, PPGE-UFPB, CME-UFRN, CAEN-UFC, NAEA-UFPA, CMEA-UFAL.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe

UFS e IEL realizam I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe
Seminário debaterá estudos com ênfase nos principais desafios para o crescimento

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Núcleo de Pós Graduação em Economia (NUPEC) e do Departamento de Economia (DEE), realizarão o I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe, com o tema “Desafios das Políticas Públicas e da Gestão Empresarial para o crescimento”. 
O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de julho nas dependências da renomada instituição acadêmica do estado. O seminário tem como objetivo institucionalizar um espaço para discussões regulares sobre os estudos da temática do desenvolvimento econômico e social, como foco regional e ênfase em Sergipe. Durante o Encontro haverá apresentação de artigos, que deverão ser inscritos até o dia 15 de junho. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 13 de julho. Um CD com os anais do evento e um livro com os melhores escritos serão confeccionados.
Mini cursos também farão parte das atividades do I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe com os seguintes temas: i) elaboração de mapas temáticos no QGIS e ii) Introdução à econometria espacial com uso do GEODA, ambos com carga horária de três horas. Além disso, profissionais renomados farão palestras com assuntos de interesse geral dos participantes do evento como: i) obstáculos institucionais para o desenvolvimento econômico brasileiro, ii) perspectivas para o desenvolvimento econômico no Brasil: a abordagem da indústria e iii) Evolução teórica da Economia Regional: desafios e questões de pesquisa.
No decorrer dos dias 28 e 30, quatro grandes temas serão apresentados em mesas de debates com os seguintes assuntos: i) economia sergipana, ii) economia social e desenvolvimento, iii) crescimento, tecnologia e sustentabilidade e iv) métodos aplicados em economia regional e finanças. Todas as temáticas acima terão detalhamento com subtemas para aprofundar, ainda mais, os tópicos propostos.
Para quem quiser participar, inscrever trabalhos ou tem interesse nas temáticas que serão debatidas durante o Encontro, entre em contato através do telefone (79) – 3226-7514 ou pelo e-mail economiaaplicada.se@fies.org.br
O I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe além da realização da UFS e a parceria com o IEL, tem o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Fanese, UNIT, Banco do Nordeste, Conselho Federal de Economia (Cofecon) e Conselho Regional de Economia (Corecon/SE).

FORMATO DOS ARTIGOS:
Processador de textos: Word 6.0 ou superior. Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12 (doze). Formato do papel: A4. Espaçamento simples. Margens: 2,5 cm. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas (incluindo informações iniciais, referências bibliográficas e anexos).

A primeira página deverá conter: i) tema de interesse escolhida, ii) título do artigo, iii) informações do(s) autor(es): nome completo, título acadêmico, afiliação institucional, minicurrículo, endereço postal e eletrônico, telefone e fax.
A segunda página deverá conter: i) tema de interesse escolhida, ii) título do artigo, iii) resumo (em português e inglês); iv) palavras-chave (em português e inglês); v) classificação JEL do trabalho.

Nota (1): a segunda página e as seguintes não poderão conter qualquer elemento que permita a identificação dos autores.
 Nota (2): a apresentação dos artigos deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
SUBMISSÃO DOS ARTIGOS ATÉ 15/06/2015
Envio dos artigos via e-mail economiaaplicada.se@fies.org.br

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Conferência Internacional sobre 'A partir dos Trinta Anos de Crise para Multi-polaridade: A Evolução da Economia Geopolítica do século 21st Mundo ' Na Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá 25-27 setembro 2015

 Chamada de Trabalhos
Para um multi e interdisciplinar Conferência Internacional sobre 'A partir dos Trinta Anos de Crise para Multi-polaridade: A Evolução da Economia Geopolítica do século 21st Mundo '
 Na Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá 25-27 setembro 2015

O centenário da eclosão da Primeira Guerra Mundial foi marcado no Canadá e em todo o mundo em 2014. 2014 também marcou o centenário da abertura do que observou historiador, Arno Mayer, chamado de Crise '' Trinta Anos de 1914-1945, abrangendo a Primeira Guerra Mundial, o GrandeDepressão e da Segunda Guerra Mundial. Esta longa crise nasceu um mundo novo. O velho mundo da centur XIXy expansão dos impérios dos países capitalistas industriais, muitas vezes erroneamente chamado de "liberal", encontrou seu fim. Ele deu lugar a uma inter-nacional um povoado por uma variedade de bem-estar, comunista e encomendas em desenvolvimentonacional economias cujos estados tinham, além disso, maior legitimacy entre as mulheres recém-emancipados e os homens do que os regimes imperiais e coloniais they substituído. A crise dos Trinta Anos também redistribuído radicalmente poder econômico, político, militar e cultural dentro de países e entre eles. Mudanças críticas culturais e intelectuais - novos movimentos na arte, novas mídias e novos paradigmas de compreensão, particularmente em economia, inevitavelmente acompanhado essas mudanças históricas. Como estamos à beira de uma nova onda decomplexas mudanças para a ordem mundial, desta vez tUMO A multi-polaridade, nossa conferência tem como objetivo compreender as grandes mudanças do passadoséculo melhor do que paradigmas até então dominantes, como a economia neoclássica, da globalização e do império, até agora têm feito e para trazer essa nova avaliação para suportar sobre a melhor forma de entender os problemas e as perspectivas para a ordem mundial do 21st século. Nós convidamos submissões para papéis, painéis e vapores de painéis relevantes para qualquer aspecto do tema da conferência global de estudiosos em toda as ciências humanas, ciências sociais e em entrevistas estudos disciplinares com base no Canadá e em todo o mundo. Bolsa heterodoxo e crítica é  particularmente encorajada. Uma lista preliminar e não exaustiva de temas inclui:
1.Ciência, Tecnologia e Sociedade em Guerra e Paz
2.Produção e Prosperidade em Capitalisms e 'comunismos'
3. Continuidade e Mudanças no pensamento econômico: Keynes e seralém dela
4.Género: Economia, Guerra, Política e
5.Colonização, independência, soberania, Indigenismo.
6.Multipolarities Velho e Novo: 1914, 2014 e além de sete.
7. Mundial monetária e financeira (des) ordens padrão: esterlina, padrão dólar e além
8.A Matter of Nature: economias extrativas, Governança Ambiental e sustentabilidy
9.Canadá: Nations, Identidades e economias
10.Arte, Política e Práticas de Poder: Beyond ocidentalização
A conferência vai inaugurar a  geopolítica Economia Grupo de Pesquisa  na  Universidade de Manitoba  e reunirá estudiosos ligados à sua rede de apoio a centros de pesquisa e departamentos acadêmicos de todo o mundo.
Os resumos deverão ser de 300 a 400 palavras. Eles devem ser Single espaçadas e usar 12 pontos Times New Roman fonte. Eles devem incluir o autor ou o nome completo dos autores, afiliação, umabreve biografia, e endereço de e-mail. Pedimos que ser enviada por 15 de maio de 2015 a contact@gergconference.ca

quinta-feira, 9 de abril de 2015

XI Encontro de Economia Baiana


As normas e regras para submissão de trabalhos no XI Encontro de Economia Baiana têm como objetivo preservar a qualidade técnico-científica deste evento, sendo o instrumento balizador para a Comissão Científica proceder com a seleção de artigos. Tais trabalhos devem ser formulados com vistas a contribuir para articular e aprofundar o pensamento econômico, além de propor soluções aos múltiplos desafios que estão postos para nas áreas temáticas em discussão.

ÁREAS TEMÁTICAS

ÁREA 1: ECONOMIA BAIANA
EMENTA: História Econômica da Bahia. Economia Agrícola e Industrial baiana. Setor de Serviços na Bahia. Infra-estrutura e desenvolvimento econômico baiano. Mercado de trabalho. Exclusão socioeconômica. Desigualdades sociais. Estado, sociedade e economia baiana. Nível de renda. Perfil do crescimento econômico. Finanças Públicas. Turismo. Economia do Entretenimento. Comércio Exterior. Mercado energético.

ÁREA 2: ECONOMIA REGIONAL
EMENTA: Aspectos teóricos. Economia regional e mundialização econômica: implicações nas economias locais. Planejamento e desenvolvimento regional: desconcentração e relocalização industrial. Análises territoriais: tendências regionais, arranjos produtivos locais e distritos industriais. Indústria criativa e desenvolvimento local. Geografia do Desenvolvimento. Análise Regional. Gestão Tecnológica e Tecnologia da Informação. Economia Solidária. Desigualdades regionais. Economia do meio ambiente. Desenvolvimento Sustentável. Relações Inter-setoriais. Desenvolvimento Urbano

ÁREA 3: FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO
EMENTA: Aspectos teóricos sobre sistema financeiro, crédito e instituições financeiras. Mercado financeiro e financiamento de investimentos. Instituições financeiras e desenvolvimento estadual, regional e nacional. Microfinanças e Microcrédito. Gargalos da economia baiana. Potencialidades para a economia baiana. Investimentos setoriais. Parceria Público Privada.
Chamadas de Artigos

SUBMISSÃO DOS ARTIGOS ATÉ 31/05/2015

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO À COMISSÃO CIENTÍFICA:
1. PÚBLICO ALVO:
Pesquisadores, professores, alunos de curso superior e técnicos do setor público.

2. ÁREAS DE INTERESSE:
Economia Baiana, Desenvolvimento Regional, Financiamento do Desenvolvimento.

3. FORMATO:
Processador de textos: Word. Fonte: Times New Roman. Tamanho da letra: 12 (doze). Formato: A4. Espaçamento simples. Margens padrão (2 cm). Máximo de 25 páginas, mínimo de 10 páginas (incluindo folha de rosto, bibliografia e apêndices).

4. SISTEMA DE SELEÇÃO:
4.1. Blind Review (anonimato). As informações sobre o(s) autor(es) deverão constar apenas na folha de rosto, ficando o artigo livre de qualquer indicação que permita o reconhecimento do seu autor. Incluir na folha de rosto: área de interesse escolhida, título do artigo, nome completo do(s) autor(es), minicurrículo(s), endereço postal e eletrônico, telefone e fax do(s) autor(es).
4.2. Cada autor poderá submeter no máximo dois artigos, como autor e/ou co-autor . Os artigos podem conter no máximo três co-autores, além do autor principal.

5.TÍTULO DO ARTIGO E RESUMO:
Na segunda página, antecedendo o texto, deverão constar o título do artigo, resumo de aproximadamente 200 palavras (em português e inglês) e palavras-chave que representam o conteúdo do artigo.

6. APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:
Deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

7. OUTRAS INFORMAÇÕES:
Através do Formulário de Contato ou pelo telefone (71) 3283-7542

terça-feira, 31 de março de 2015

SEI abre chamada de artigos para a revista Bahia A&D Mulheres e trabalho: autonomia e empoderamento

SEI abre chamada de artigos para a revista Bahia A&D Mulheres e trabalho: autonomia e empoderamento
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), lançou, no último dia 27, o edital para a publicação de trabalhos na nova edição da revista Bahia Análise & Dados, com o tema "Mulheres e trabalho: autonomia e empoderamento". A data-limite para recebimento de artigos é 8 de junho de 2015, e a revista tem previsão de lançamento para outubro de 2015.
A Bahia, assim como o Brasil, tem registrado alguns importantes avanços na garantia dos direitos das mulheres. No que tange ao mercado de trabalho, houve melhorias, incluindo o aumento da inserção feminina, uma pequena elevação dos rendimentos e uma redução da taxa de desemprego. Contudo, as mulheres continuam a sofrer com a discriminação generalizada e a desigualdade, além de enfrentar obstáculos para exercer funções de liderança no trabalho. Num contexto em que as mulheres permanecem sub-representadas nos espaços de poder, comando e decisão, e a participação na política ainda não reflete a sua presença na população, a SEI convida pesquisadores, estudiosos e demais interessados a enviar suas reflexões sobre a questão, em forma de artigos para a publicação. Os temas, listados no edital, devem ser considerados para o cenário nacional, com foco especial no estado da Bahia.
Os tópicos abrangem "Trabalho decente: igualdade de oportunidade e tratamento para as mulheres", "Mercado de trabalho: inserção de mulheres em áreas tradicionalmente masculinas", "Representatividade, liderança e participação política", entre outras questões. A lista completa dos temas e maiores informações podem ser conferidas no edital, disponibilizado no site da SEI (www.sei.ba.gov.br). Os trabalhos podem ser enviados para o e-mail aedmulher@sei.ba.gov.br.

Ascom - SEI
3115-4729 // 4755