sexta-feira, 29 de maio de 2015

I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe

UFS e IEL realizam I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe
Seminário debaterá estudos com ênfase nos principais desafios para o crescimento

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Núcleo de Pós Graduação em Economia (NUPEC) e do Departamento de Economia (DEE), realizarão o I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe, com o tema “Desafios das Políticas Públicas e da Gestão Empresarial para o crescimento”. 
O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de julho nas dependências da renomada instituição acadêmica do estado. O seminário tem como objetivo institucionalizar um espaço para discussões regulares sobre os estudos da temática do desenvolvimento econômico e social, como foco regional e ênfase em Sergipe. Durante o Encontro haverá apresentação de artigos, que deverão ser inscritos até o dia 15 de junho. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 13 de julho. Um CD com os anais do evento e um livro com os melhores escritos serão confeccionados.
Mini cursos também farão parte das atividades do I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe com os seguintes temas: i) elaboração de mapas temáticos no QGIS e ii) Introdução à econometria espacial com uso do GEODA, ambos com carga horária de três horas. Além disso, profissionais renomados farão palestras com assuntos de interesse geral dos participantes do evento como: i) obstáculos institucionais para o desenvolvimento econômico brasileiro, ii) perspectivas para o desenvolvimento econômico no Brasil: a abordagem da indústria e iii) Evolução teórica da Economia Regional: desafios e questões de pesquisa.
No decorrer dos dias 28 e 30, quatro grandes temas serão apresentados em mesas de debates com os seguintes assuntos: i) economia sergipana, ii) economia social e desenvolvimento, iii) crescimento, tecnologia e sustentabilidade e iv) métodos aplicados em economia regional e finanças. Todas as temáticas acima terão detalhamento com subtemas para aprofundar, ainda mais, os tópicos propostos.
Para quem quiser participar, inscrever trabalhos ou tem interesse nas temáticas que serão debatidas durante o Encontro, entre em contato através do telefone (79) – 3226-7514 ou pelo e-mail economiaaplicada.se@fies.org.br
O I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe além da realização da UFS e a parceria com o IEL, tem o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Fanese, UNIT, Banco do Nordeste, Conselho Federal de Economia (Cofecon) e Conselho Regional de Economia (Corecon/SE).

FORMATO DOS ARTIGOS:
Processador de textos: Word 6.0 ou superior. Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12 (doze). Formato do papel: A4. Espaçamento simples. Margens: 2,5 cm. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas (incluindo informações iniciais, referências bibliográficas e anexos).

A primeira página deverá conter: i) tema de interesse escolhida, ii) título do artigo, iii) informações do(s) autor(es): nome completo, título acadêmico, afiliação institucional, minicurrículo, endereço postal e eletrônico, telefone e fax.
A segunda página deverá conter: i) tema de interesse escolhida, ii) título do artigo, iii) resumo (em português e inglês); iv) palavras-chave (em português e inglês); v) classificação JEL do trabalho.

Nota (1): a segunda página e as seguintes não poderão conter qualquer elemento que permita a identificação dos autores.
 Nota (2): a apresentação dos artigos deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
SUBMISSÃO DOS ARTIGOS ATÉ 15/06/2015
Envio dos artigos via e-mail economiaaplicada.se@fies.org.br

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Conferência Internacional sobre 'A partir dos Trinta Anos de Crise para Multi-polaridade: A Evolução da Economia Geopolítica do século 21st Mundo ' Na Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá 25-27 setembro 2015

 Chamada de Trabalhos
Para um multi e interdisciplinar Conferência Internacional sobre 'A partir dos Trinta Anos de Crise para Multi-polaridade: A Evolução da Economia Geopolítica do século 21st Mundo '
 Na Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá 25-27 setembro 2015

O centenário da eclosão da Primeira Guerra Mundial foi marcado no Canadá e em todo o mundo em 2014. 2014 também marcou o centenário da abertura do que observou historiador, Arno Mayer, chamado de Crise '' Trinta Anos de 1914-1945, abrangendo a Primeira Guerra Mundial, o GrandeDepressão e da Segunda Guerra Mundial. Esta longa crise nasceu um mundo novo. O velho mundo da centur XIXy expansão dos impérios dos países capitalistas industriais, muitas vezes erroneamente chamado de "liberal", encontrou seu fim. Ele deu lugar a uma inter-nacional um povoado por uma variedade de bem-estar, comunista e encomendas em desenvolvimentonacional economias cujos estados tinham, além disso, maior legitimacy entre as mulheres recém-emancipados e os homens do que os regimes imperiais e coloniais they substituído. A crise dos Trinta Anos também redistribuído radicalmente poder econômico, político, militar e cultural dentro de países e entre eles. Mudanças críticas culturais e intelectuais - novos movimentos na arte, novas mídias e novos paradigmas de compreensão, particularmente em economia, inevitavelmente acompanhado essas mudanças históricas. Como estamos à beira de uma nova onda decomplexas mudanças para a ordem mundial, desta vez tUMO A multi-polaridade, nossa conferência tem como objetivo compreender as grandes mudanças do passadoséculo melhor do que paradigmas até então dominantes, como a economia neoclássica, da globalização e do império, até agora têm feito e para trazer essa nova avaliação para suportar sobre a melhor forma de entender os problemas e as perspectivas para a ordem mundial do 21st século. Nós convidamos submissões para papéis, painéis e vapores de painéis relevantes para qualquer aspecto do tema da conferência global de estudiosos em toda as ciências humanas, ciências sociais e em entrevistas estudos disciplinares com base no Canadá e em todo o mundo. Bolsa heterodoxo e crítica é  particularmente encorajada. Uma lista preliminar e não exaustiva de temas inclui:
1.Ciência, Tecnologia e Sociedade em Guerra e Paz
2.Produção e Prosperidade em Capitalisms e 'comunismos'
3. Continuidade e Mudanças no pensamento econômico: Keynes e seralém dela
4.Género: Economia, Guerra, Política e
5.Colonização, independência, soberania, Indigenismo.
6.Multipolarities Velho e Novo: 1914, 2014 e além de sete.
7. Mundial monetária e financeira (des) ordens padrão: esterlina, padrão dólar e além
8.A Matter of Nature: economias extrativas, Governança Ambiental e sustentabilidy
9.Canadá: Nations, Identidades e economias
10.Arte, Política e Práticas de Poder: Beyond ocidentalização
A conferência vai inaugurar a  geopolítica Economia Grupo de Pesquisa  na  Universidade de Manitoba  e reunirá estudiosos ligados à sua rede de apoio a centros de pesquisa e departamentos acadêmicos de todo o mundo.
Os resumos deverão ser de 300 a 400 palavras. Eles devem ser Single espaçadas e usar 12 pontos Times New Roman fonte. Eles devem incluir o autor ou o nome completo dos autores, afiliação, umabreve biografia, e endereço de e-mail. Pedimos que ser enviada por 15 de maio de 2015 a contact@gergconference.ca