sábado, 24 de março de 2012

IV Reunião Anual 2012 - AEDA

IV Reunião Anual 2012

AEDA Congresso "O desafio do desenvolvimento para a Argentina em um contexto incerto global"

CONFERÊNCIA ANUAL 2012 
"O desafio do desenvolvimento para a Argentina em um contexto global de incertezas".

Buenos Aires - 15, 16 e agosto 17, 2012

CONVITE

Estamos presenciando uma situação única a partir da perspectiva do desenvolvimento econômico. Enquanto a Argentina mantém sua trajetória de crescimento, o contexto internacional tornou-se uma fonte de incerteza e perturbações potenciais. Parece que o mundo está ficando para trás. A expansão ea criatividade são na periferia, enquanto o centro se move em um círculo vicioso, onde as dificuldades são agravadas e as perspectivas de soluções duradouras parecem cada vez mais remota.  
problemas da Europa e Estados Unidos não são apenas econômico, mas incluir uma importante componente social e político. Enquanto em 2009, durante a reunião do G20 realizada em Londres, Gordon Brown declarou que o Consenso de Washington acabou, os países europeus estão a implementar um ajuste baseado na ideologia neoliberal. Portanto, não surpreende que a deterioração das condições econômicas, aprofundada pelo ambiente em si, para se juntar à turbulência política e institucional do neoliberalismo provoca. Mesmo a própria idéia de uma União Europeia supranacional é profundamente contestado espaço, um reflexo da fragmentação social que prejudica projetos coletivos e incentiva as saídas individuais. A história econômica da América Latina está repleta de tais experiências e pode antecipar um caminho de promessas quebradas, as restrições e crises. 
Ao contrário do que acontece nos países centrais na periferia da expansão não pára. A industrialização e as motorizadas economias do mercado interno. A criação de novos empregos e promover a recuperação dos salários e mobilidade social explicam a expansão da classe média chamado. O aumento da produção e as exportações têm mudado os termos da restrição externa ao crescimento. Os países periféricos são menos expostos à vulnerabilidade que geram fluxos de capitais voláteis e estão transferindo para os EUA e Europa mais fundos do que eles recebem, pela combinação de pagamentos de royalties, transferência de lucros e investimento direto, que significa que as economias estão a financiar o Centro. 


Pense quais são os desafios inerentes a esta fase para o desenvolvimento da Argentina será a peça central do Congresso 2012 da AEDA. Por sua vez, o convite está aberto para apresentar resultados de pesquisas e testes que contribuem para a reflexão sobre o processo de transformação e desenvolvimento experimentado por nosso país e no resto da América Latina. 
Em termos de contribuições recebidas, mecanismos adicionais e temas sessões simultâneas serão programados para gerar as condições necessárias para atingir um aberto e rigoroso ainda relaxado. Como nas edições anteriores, haverá painéis de discussão compostos por especialistas líderes de nosso país e no exterior, a mais de saída da situação política e econômica. 
O Congresso tem como objetivo coletar e analisar tanto a produção intelectual mais proeminente sobre o desenvolvimento da Argentina, bem como proporcionar um espaço aberto para o encontro ea interação entre os empregadores, sindicalistas, funcionários do governo, acadêmicos e jornalistas.

DATAS-CHAVE:

Prazo para envio de resumos: 16 de abril de  
divulgação dos resultados do trabalho de seleção: 14 de maio 
prazo para a apresentação (versão final): 23 de julho

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E PAPÉIS

Resumos

Deve incluir os motivos e objetivos, a história do sujeito ou do contexto, a metodologia de análise e resultados. 
A duração mínima é de uma página e até três páginas em espaço simples, Times New Roman 12. 
Deve incluir título do trabalho , nome e filiação institucional do endereço de e-mail autores. São aceites em Castelhano, Inglês e Português. 
Os resumos devem ser enviados para correoaeda@gmail.com

Papers

O comprimento sugerido é de 20 páginas em espaço simples, Times New Roman 12. O formato do arquivo deve ser PDF. Tabelas e figuras devem ser incluídas no texto principal. 
Os artigos devem usar o modelo como uma cobertura projetada pela organização do Congresso. Estes serão incluídos nos Anais do Congresso, que serão distribuídos em CD (ISBN para publicações eletrônicas) e através do site da AEDA ( www.aeda.org.ar ).


terça-feira, 20 de março de 2012

Fwd: VIII Encontro de Economia Baiana recebe artigos para submissão


VIII Encontro de Economia Baiana recebe artigos para submissão

Está aberta a submissão de artigos para o VIII Encontro de Economia Baiana (EEB) a partir desta terça-feira, 20 de março. Nesta edição o Encontro terá como tema "Industrialização e Desenvolvimento: desafios e tendências", e ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro em Salvador. Os realizadores do EEB são a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Mestrado de Economia da UFBA.

A partir deste ano, além das três áreas premiadas anualmente Economia Baiana, Economia Regional e Financiamento do Desenvolvimento, será premiado também o melhor trabalho  sobre  o  tema do encontro, Industrialização e Desenvolvimento. Os trabalhos inscritos vão concorrer a uma premiação total de R$ 16.000,00 (dezesseis mil Reais).  O melhor produto de cada categoria receberá R$ 4.000,00 (quatro mil Reais), conforme avaliação da Comissão Científica do Encontro. As normas e procedimentos para submissão dos artigos estão disponíveis no site do VIII EEB, que pode ser acessado pelo
www.mesteco.ufba.br.

 

 




Não receber mais os e-mails da Mala Direta da SEI.
Atualizar o cadastro na mala direta da SEI.
--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar livre de perigo.

sexta-feira, 16 de março de 2012

SEI abre chamada de artigos com o tema Biodiversidade


A terceira edição da revista Bahia Análise & Dados retoma a temática ambiental

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan), dedica a terceira edição anual da revista Bahia Análise & Dados ao tema "Biodiversidade". A idéia é explorar as inter-relações entre a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, com vistas à estruturação de arranjos socioprodutivos capazes de enfrentar os nossos problemas de desigualdade social e regional. Uma discussão particularmente importante para a Bahia, que conta com quatro biomas em seu extenso território, com uma variedade de ecossistemas de grande potencial para o desenvolvimento de uma economia verde e inclusa.

Para este número, a SEI estabeleceu uma parceria com o instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema). Visando fortalecer o conteúdo da revista, buscou-se juntar a responsabilidade da SEI na discussão de temas relativos ao desenvolvimento do estado com o papel do Inema na execução de ações relacionadas à Política Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.A segunda edição, com a temática Indústria no Brasil e na Bahia: Desafios e Tendências, recebe artigos até o dia 02 de abril, com lançamento previsto para julho. A terceira edição do ano, com o tema Biodiversidade, recebe os trabalhos até o dia 15 de junho, com lançamento previsto para outubro.A revista Bahia Análise & Dados Biodiversidade aceitará os artigos, para fins de apreciação, de 15 de março a 15 de junho de 2012.

Edições de 2012 - Com quatro lançamentos anuais, a revista Bahia Análise & Dados aborda temas atuais, de forma contextualizada, retratando a realidade do estado. A primeira edição de 2012, com o tema Macroeconomia e Desenvolvimento: Perspectivas e Novos Paradigmas será lançada em abril e já teve o prazo para submissão de artigos encerrado. A segunda edição, com a temática Indústria no Brasil e na Bahia: Desafios e Tendências, recebe artigos até o dia 02 de abril, com lançamento previsto para julho. A terceira edição do ano, com o tema Biodiversidade, recebe os trabalhos até o dia 15 de junho, com lançamento previsto para outubro.

Chamada de artigos para a revista Bahia Análise & Dados Biodiversidade

Data limite para recebimento de artigos: 15 de junho 2012

Data prevista para lançamento da publicação: 10 de outubro de 2012

Para conhecer o edital desta e de outras publicações da linha editorial da SEI acesse www.sei.ba.gov.br, no link Publicações, em Publique seu artigo.

 





Não receber mais os e-mails da Mala Direta da SEI.
Atualizar o cadastro na mala direta da SEI.
--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar livre de perigo.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Portuguese-Spanish WORKSHOP onIntegrated Management for Sustainable Development

New Call for Papers | Portuguese-Spanish WORKSHOP onIntegrated Management for Sustainable Development | 13th June 2012 | Sanlúcar de Guadiana, Huelva, Spain

 

·         Abstract Submission Deadline: April 1st, 2012

·         Results of the review process will be communicated to authors by aproximately: April 15th, 2012

 

You must have an account for an online submission (abstract and/or paper) or to register.

For a first visit, please CLICK HERE. 
You have already an account, please 
CLICK HERE.

 

Sub-themes:

  • Estuaries and coastal zones
  • Mountain zones
  • Transfrontier zones
  • Degraded regions
  • Dependent regions
  • Congested spaces

 

More information: http://www.apdr.pt/congresso/workshop2012/EN_Index.html


-

Innovation and Regional

Last Call for Papers | 18th APDR Congress | Innovation and Regional Dynamics | 14th-16th June 2012 | Faro, Portugal

 

Keynote speakers 2012

 

Prof. Rui Baptista, Technical University of Lisbon, Portugal

Prof. Michael S. Dahl, Aalborg University, Denmark

Prof. Edward Feser, University of Manchester, UK

Prof. Michael Fritsch, Friedrich-Schiller-Universität, Jena, Germany

Prof. Maureen Kilkenny, National Center for Food and Agricultural Policy, Washington, D.C. USA

Prof. Peter Nijkamp, VU, University of Amsterdam, The Netherlands

Dr. Bettina Peters, Center for European Economic Research, Germany

Prof. Mirjam van Praag, University of Amsterdam, The Netherlands

Prof. Andreas Pyka, Universität Hohenheim, Germany

Prof. James Simmie, Oxford Brookes University, UK

Prof. Roger R. Stough, George Mason University, USA 

 

·         Abstract Submission Deadline: April 1st, 2012

·         Results of the review process will be communicated to authors by aproximately: April 15th, 2012

 

You must have an account for an online submission (abstract and/or paper) or to register.

For a first visit, please CLICK HERE
You have already an account, please CLICK HERE.

 

Subthemes:

·         Innovation and Regional Dynamics

·         Innovation and Territory

·         Teaching and Research in Regional Science

·         Regional development policies

·         Globalization and regional development

·         Spatial dimensions of the crisis of the state

·         Urban Sustainability

·         Transport networks and territory

·         Tourism and sustainable development

·         Local and rural development

·         Economics of natural resources and environmental (6th Congress Nature Management and Conservation Sessions)

·         Nature Management and Conservation (6th Congress Nature Management and Conservation Sessions)

·         Operational Models of Regional Economics

·         Instruments of spatial planning

·         Regionalization and Regional and Local Finance

·         Spatial Econometrics


--

Workshop na FGV

Growth with Financial Stability and New Developmentalism in Brazil

 

Organized by CEMACRO – Center of Structuralist Development Macroeconomics, São Paulo School of Economics

 

Fundação Getulio Vargas

 

Hosted by São Paulo School of Economics at FGV granted by Ford Foundation
 
March 22 –23, 2012
Fundação Getulio Vargas, São Paulo, Brazil
 
If we take as our universe middle income or emerging countries in Latin America and in Asia, we see that since 1980 the later grow much faster than the former. We also verify that Latin American countries underwent more frequent financial crises than Asian countries. Given this fact, this project attempts to discuss the relation of such outcome to the financial system existing in such countries, and to the financial policies and financial regulations that they adopt.
The most general target of this project is to study financial instability in Latin America and particularly the impacts in Brazilian economy. In order to be more specific our two main objectives will be to discuss (1) how will change the world economy and Latin-America in consequence of the global financial crisis; and (2) the nature of financial crises that haunted Latin America in the recent past and search for the policies that should be adopted to avoid them. A third objective, derived from the two others, is to study the relations between financial instability, the exchange rate and deindustrialization in Brazil.
Phase 1 of the project produced the Ten Theses on New Developmentalism. Phase 2 focused primarily on the role of financial governance and financial regulation in promoting a competitive exchange rate to support development strategies in Brazil. In the two workshops, a particular attention was given to two sources of instability in developing countries: a macro source – an exchange rate tending to turn overvalued in consequence of the Dutch disease and of high real interest rates attracting capital inflows – and a micro source, insufficient regulation of the financial sector.
This is the Phase 3 of this project, in which we will summarize and conclude the previous workshops by organizing a public conference and producing an edited book.
On March 23th there will be an open conference with the ministry of finance Guido Mantega.

This seminar is open to the public, in which they can participate in the debates 
The following lecturers confirmed their participation:
·         José Antonio Ocampo (Columbia University)
·         Leonardo Burlamaqui (Ford Foundation)
·         Fernando Cardim Carvalho (UFRJ)
·         Ricardo Carneiro (Unicamp)
·         Daniela Prates (Unicamp)
·         Jose Luis Oreiro (UNB)
·         Luis Fernando de Paul (UERJ)
·         Francisco Eduardo Pires de Souza (UFRJ)
·         Roberto Frenkel (CEDES)
·         Heiner Flassbeck (Unctad)
·         Robert Boyer (CEPREMAP)
·         Pierre Salama (Centre d'Économie de Paris)
·         Thomas Palley (New American Foundation)
·         Chandru Chandradeskar (JNU)
·         Randal Wray (UMKC)
·         Gabriel Palma (Cambridge University),
·         Jan Kregel (Univ. of Missouri)
·         Nelson Barbosa (Executive Secretary, Ministry of Finance)
·         Yoshiaki Nakano (São Paulo School of Economics),
·         Luiz Carlos Bresser-Pereira (São Paulo School of Economics).
 
 
To enroll please send an e-mail to eventos.economia@fgv.br.
Place: 
Fundação Getulio Vargas - São Paulo - Brazil
Address: 
Rua Itapeva, 432 – Salão Nobre.

 

Inscrições Gratuitas

Data: 
22/03/2012, 09:00 - 23/03/2012, 17:00


(Publique seu artigo)) A&D Indústria no Brasil e na Bahia: Desafios e Tendências





Não receber mais os e-mails da Mala Direta da SEI.
Atualizar o cadastro na mala direta da SEI.
--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar livre de perigo.


segunda-feira, 5 de março de 2012

The Seventh Forum of the World Association for Political Economy

The Seventh Forum of the World Association for Political Economy

será realizada de 25 de maio to 27 de maio de 2012
a Universidade Autônoma Metropolitana, Cidade do México


Tópicos para o Fórum Wape Sétimo
1. A relação entre Estado, mercado e público no âmbito da globalização
2. O status, papel, e formas de organização do público no processo de globalização
3. Marxismo e desenvolvimento humano no século 21
4. O novo imperialismo e as suas muitas influências negativas sobre o desenvolvimento humano
5. As raízes econômicas, políticas e militares das crises fiscais em os EUA ea Europa
6. Emprego e distribuição de renda no âmbito do "fracasso dual" do Estado e do mercado
7. A polarização da riqueza a nível global e em diferentes países e seus efeitos negativos
8. A reforma das organizações internacionais econômicas e do desenvolvimento da sociedade humana
9. BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e "Cooperação Sul-Sul"
10. O Ocupar Movimentos e Crítica teh do Capitalismo
11. Movimentos de esquerda na América Latina e do socialismo no século 21


Propostas sobre os temas listados acima e além de ambos os trabalhos individuais e painéis completos são bem-vindos. Algumas das sessões serão co-apoiado pela Universidade de Kyoto e Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência.
Por favor, envie a sua candidatura, incluindo curriculum vitae e um resumo de artigo de 500 palavras, o professor Xiaoqin Ding em wape2006@gmail.com.
Prazo para candidaturas: 28 de fevereiro de 2012.
Os candidatos serão notificados sobre a aceitação das suas candidaturas até 10 de março de 2012.
Documentos de até 10.000 palavras será devido até 15 de abril de 2012.

Trabalhos da Conferência serão considerados para publicação em revista World of Political Economy.
Línguas Oficiais do Fórum: inglês e chinês

Anexo 1. No registo no site e reunião Wape Conselho em 25 de maio de 2012.
2. Programa oficial em 26 de maio através de 27 maio de 2012

 

sexta-feira, 2 de março de 2012

Revista da Universidade de Ponta Grossa

A revista científica Publicatio Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) informa que já está recebendo colaborações para a edição de 2012/01.O tema deste número é livre, dentro da área das Ciências Sociais.O prazo de submissão encerra em 22 de abril de 2012Informação sobre as normas de publicação consulte as Diretrizes para Autores no site http://www.revistas2.uepg.br/index.php/sociais

--
Atenciosamente, Magali Alves
Mestranda em Economia
Curso de Mestrado em Economia CME/UFBA
Bolsista do Núcleo de Estudos Conjunturais NEC
Tel. 71 91047243