quinta-feira, 25 de novembro de 2010

7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE

7ª Bienal da UNE inicia série de grandes eventos no Rio de Janeiro

Cidade da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 recebe mais de 10 mil estudantes do Brasil e da América Latina entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2011; jovens de todas as regiões já organizam caravanas rumo à cidade maravilhosa, saiba como participar e inscrever trabalhos

O maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina já tem data, tema e local definidos. Dando início à série de grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro sediará nesta década – incluindo a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a 7ª Bienal da UNE acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca. A principal parte da programação estará concentrada no Aterro do Flamengo, imenso complexo de lazer com projeto paisagístico de Burle Marx, e na Lapa, reduto histórico da boêmia cultural e festiva, marca característica do Rio.

São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento, que na sua sétima edição homenageia o samba com o tema“Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a Bienal será, como sempre, ampla e plural: “É o espaço para o encontro de todas as juventudes em suas mais diversas expressões, um evento com potencialidade de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. É, também, o momento da UNE dialogar com outras manifestações, como a ciência, a tecnologia, e o esporte, que terá papel destacado desta vez”, declara.

“Brasil no estandarte, o samba é meu combate”
Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão. Nessa edição, a União Nacional dos Estudantes privilegia o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.

Segundo o diretor de Cultura da UNE e coordenador-geral da 7ª Bienal, Fellipe Redó, o festival apresentará um olhar sobre o samba que ultrapassa sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. “Nos inspiramos no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir”, reflete.

>> Leia aqui a íntegra do manifesto da 7ª Bienal da UNE

CUCA da UNE celebra 10 anos
A 7ª Bienal celebra também os 10 anos do Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE, uma das mais instigadoras experiências do movimento estudantil que foi inovadora no conceito de formação de uma rede interligada de Pontos de Cultura país afora. O CUCA, criado a partir da 2ª Bienal, em 2001, no Rio de Janeiro, retorna à cidade para comemorar uma década de valorização da produção cultural nacional no interior das universidades, reunir “cuqueiros” de todo o Brasil e propor novas frentes de ações para o próximo período.

>> Saiba mais e conheça aqui o CUCA da UNE

13º CONEB da UNE
Como atividade integrada a 7ª Bienal ocorrerá, entre os dias 14 a 17 de janeiro, no Riocentro, o maior centro de convenções da America Latina, o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE. O CONEB é um dos mais importantes fóruns de deliberação do movimento estudantil e reunirá as principais lideranças dos Diretórios e Centros Acadêmicos de todo o Brasil. Os debates vão envolver cerca de 3 mil estudantes em mesas e grupos de discussão para refletir sobre o sentido da universidade nos tempos atuais e a projeção de um novo Brasil a partir da educação.

>> Baixe aqui a Ata e o Regimento do 13º CONEB da UNE e saiba mais informações

Como inscrever o seu trabalho na 7ª Bienal
A partir de um qualificado rol de convidados e mesas-redondas, grandes atrações culturais, assim como da transversalidade de linguagens como música, cinema, teatro, arte digital, literatura e artes visuais, a 7ª Bienal da UNE se consolida como o principal instrumento para o mapeamento e difusão da cultura produzida por estudantes de todo o Brasil.

Para inscrever o seu trabalho na áreas de Artes Integradas, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, C&T, Mostra CUCA e Atividades Autogestionadas basta ler o regulamento da 7ª Bienal e fazer o cadastro nos links abaixo. As propostas podem ser enviadas até o dia 30/11/2010. O resultado dos selecionados será divulgado no portal www.une.org.br.

Pelo Twitter @bienaldaune, os seguidores poderão acompanhar outras informações. Em breve será lançado também o hotsite da Bienal. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail bienal@une.org.br.

>> Leia aqui o regulamento das Mostras Artísticas e Científica da 7ª Bienal da UNE

Faça a inscrição de seu trabalho. Preencha a ficha abaixo de acordo com a área de seu interesse:

>> Artes Integradas

>> Música

>> Artes Cênicas

>> Audiovisual

>> Artes Visuais

>> Literatura

>> C&T

>> Mostra CUCA

>> Atividades Autogestionadas

Da Redação

Olha já é a 3ª Chamada, então é bem provável de ter poucos trabalhos!Vamos mandar e ir para Africa

Second Call for Papers



ATENÇÃO: Por virtude de termos uma elevada possibilidade do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) associado à organização do 1.º Congresso de Ciência e Desenvolvimento Regional da Guiné-Bissau e dado que essa colaboração envolve uma avaliação ex-ante e ex-post do evento que implicará algum tempo de análise até à realização do congresso, a organização optou por transferir as datas da realização do congresso para 20 a 27 de Março de 2011. Agradecemos a vossa compreensão por esta alteração, mas alegramo-nos com a potencialidade acrescida que poderá advir desta colaboração do BAD./ PLEASE NOTE:By virtue of having a high possibility of the African Development Bank (BAD) associated with the Congress organization and given that this collaboration involves an evaluation before and after the event which will involve some analysis time before the holding of the congress, the organization opted to move the dates conference for 20 to 27 March 2011. Thank you for your attention to this change, but we rejoice with the increased potential that this collaboration may come from the BAD.

TEMA/ THEME

Os desafios da Ciência Regional na África Ocidental/ The Challenges of Regional Science in West Africa

Sub-Temas/ Sub-Themes:

1. Descentralização e estratégicas de desenvolvimento local e regional/ Strategies and decentralization of regional and local development

2. A crise energética e o desenvolvimento regional/ The energy crisis and the regional development

3. Paisagens, biodiversidade e gestão das zonas costeiras e a sociedade/ Landscapes, biodiversity and coastal zone and society management

4. Integração regional africana: Politicas económicas e sociais/ African regional integration: Economic and social politics

5. Agricultura, meio-ambiente e desenvolvimento rural/ Agriculture, environment and rural development

6. Medicina moderna e tradicional no desenvolvimento regional/ Modern and traditional medicine in regional development

7. Ensino, Formação, pesquisa e desenvolvimento regional/ Education, training, research and regional development

8. A região de Gabú como modelo do desenvolvimento económico regional?/ The region of Gabu as a model for regional economic development?

9. A problemática das crianças “Talibe” no quadro do desenvolvimento/ The problem of "Talibe" children in the developmental context

10. Poderes tradicionais no contexto da gestão e resolução de conflitos locais e regionais/ Traditional powers and local/regional conflict management

11. Migração e desenvolvimento africano/ African Migration and Development

12. Modelos operacionais dos sistemas regionais/ Operational models of regional systems

DATAS IMPORTANTES/ IMPORTANT DATES

¨ 30 de Novembro de 2010 - Recepção de Resumos/30th November 2010 - Abstracts reception – SECOND CALL

¨ 15 de Dezembro de 2010 - Aceitação dos Resumos/15th December 2010 - Abstracts acceptance

¨ 15 de Janeiro de 2010 - Recepção final das Comunicações/15th January 2010 - Final Paper reception

SUBMISSÃO DE RESUMOS/ ABSTRACT SUBMISSION

Para Submeter um resumo (e/ou Paper) deve ter uma conta/ You must have an account for an online submission (abstract and/or paper) or to register.

Sua primeira visita por favor CLIQUE AQUI /For a first visit, please CLICK HERE

tem conta, por favor CLIQUE AQUI /You have already an account, please CLICK HERE.

Regras para resumo: Serão aceites resumos em qualquer uma das seguintes línguas: português, espanhol, inglês e francês. O texto não pode ultrapassar os 3000 caracteres (incluindo espaços)/ Guidelines for Abstracts: Abstracts are accepted in the following languages: Portuguese, English, Spanish or French. The text should not exceed 3000 characters (including spaces).

CONTACTOS/ CONTACTS

Presidente da Comissão de Organização/ President of Organising Committee

Augusto Idrissa Embalo
Email: idrissaembalo@hotmail.com
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa - INEP
Bairro de Ajuda, 2° Fase, P. O. Box 112, Bissau, Guiné-Bissau
Tel: (+ 245) 674 77 98

Vice-Presidente da Comissão de Organização/ Vice-President of Organising Committee
Tomaz Ponce Dentinho

Email:
tomazdentinho@uac.pt

Secretariado/ Secretariat
Elisabete Martins
Email:
apdr@apdr.pt; elisabete.martins@apdr.pt; info@apdr.pt
Internet:
www.apdr.pt
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional - APDR
Universidade dos Açores
9700-042 Angra do Heroísmo
Terceira, Açores, Portugal
Fax: (+351) 295 402 205

Tel.: (+351) 295 332 001

MAIS INFORMAÇÃO/MORE INFORMATION

Revista Desenbahia - Chamada até dia 30 de novembro

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

V Encontro de Economia Catarinense

Favor divulgar  - V Encontro de Economia Catarinense Chamada de artigo  Estão abertas as inscrições para envio de artigos para o V Encontro de   Economia Catarinense que se realizará nos dias 28 e 29 de abril de   2011 na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em   Florianópolis. O prazo é até o dia 09 de março de 2011. Maiores   informações acessar o site: http://www.apec.unesc.net  Acides Goularti Filho Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional

O XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), com o título Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias, será realizado, no Rio de Janeiro, no período 23 a 27 de maio de 2011.

O tema geral do XIV ENAnpur indica o compromisso dos programas de pós-graduação filiados à associação com a produção e a difusão de estudos interdisciplinares que apóiem a compreensão das relações sociedade – espaço e, em conseqüência, dos desafios enfrentados pelo planejamento territorial no contexto da globalização da economia.

Submissão de propostas

Os trabalhos enviados para apresentação nas Sessões Temáticas serão selecionados pelo Comitê Científico. Cada Sessão Temática contará com três avaliadores, que também assumirão o papel de coordenadores da sessão no momento do encontro. A seleção é feita sem a identificação do(s) autor(es) e a partir de critérios rigorosos de qualidade e relevância científica. Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês, espanhol e francês.

O(s) autor(es) deverá(ão) escolher previamente a forma de submissão de trabalhos para o XIV ENAnpur, apontando apenas uma das duas alternativas abaixo apresentadas:

  1. Trabalho completo
  2. Pôster

O prazo para submissão de trabalhos completos e pôsteres é o dia 30 de dezembro de 2010(quinta-feira). A submissão será realizada exclusivamente pela internet.

Os arquivos digitais, contendo o trabalho completo ou o pôster, deverão ser encaminhados para uma das sessões temáticas. Só será permitida a submissão de até dois trabalhos completos ou pôsteres, como autor principal ou co-autor, encaminhados a diferentes sessões temáticas.

Os resumos de trabalhos completos e pôsteres, aprovados pelo Comitê Científico, serão publicados no Caderno de Resumos do XIV ENAnpur. Os trabalhos completos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos do encontro.

Sessões Temáticas

1 – Política e planejamento urbano: instrumentos, planos e projetos
Atores e instrumentos para a gestão e planejamento das cidades na perspectiva da justiça territorial. Tensões entre instrumentos, planos e projetos nas políticas urbanas contemporâneas. Formas e sentidos da participação social e arenas do planejamento urbano.
Comitê científico: Regina Bienenstein (EAU/UFF), Jupira Gomes de Mendonça (Arquitetura/UFMG) e João Sette Whitaker Ferreira (FAU/USP).

2 – Produção da cidade: agentes econômicos e atores políticos
Ação do Estado, espaço projetado e interesses econômicos. Nova escala de organização e investimento dos agentes modeladores do espaço urbano. Instrumentos de controle da valorização fundiária e imobiliária. Privatização dos espaços públicos.
Comitê científico: Fernanda Furtado (EAU/UFF), Ângela Gordilho (FAU/UFBA) e Márcio Moraes Valença (FAU/UFRN).

3 – Ideários de cidade: modelos e representações sociais
História das idéias no urbanismo e no planejamento urbano. Modelos, paradigmas e utopias. Política, conjunturas históricas e afirmação de ideários. Difusão internacional de modelos e orientações práticas na concepção e implementação de intervenções urbanas.
Comitê científico: Cristovão Duarte (PROURB/UFRJ), Tomás de Albuquerque Lapa (MDU/UFPE) e Nádia Somekh (Mackenzie).

4 – Movimentos sociais no campo e na cidade
Associativismo, ativismo e territorialidades. Organização política e reivindicações coletivas. Movimentos sociais no enfrentamento da desigualdade social e segregação espacial. Políticas públicas, conquistas sociais e canais de participação.
Comitê científico: Carlos Walter Porto Gonçalves (Geografia/UFF), Orlando Alves Júnior (IPPUR/UFRJ) e Ana Amélia Silva (PUC/SP).

5 – Caminhos da história: fontes, métodos e questões
Memória do planejamento e trajetórias profissionais. História do urbanismo e do planejamento territorial. História da produção do espaço (da cidade e do urbano). Aproximações e distinções metodológicas e disciplinares.
Comitê científico: Vera Rezende (EAU/UFF), Fania Fridman (IPPUR/UFRJ) e Sylvia Fischer (FAU/UnB).

6 – Identidades culturais e apropriação social do espaço
Identidades e territorialidades na produção do espaço. Espaço vivido, cotidiano e lugar. Valores culturais, produção de consensos e resistências sociais. Representações coletivas, memória e imaginário social.
Comitê científico: Ivaldo Lima (Geografia/UFF), Eber Pires Marzulo (PROURB/UFGRS) e Guiomar Inês Germani (Geografia/UFBA).

7 – Questões ambientais: dimensões políticas, projetos e ação social
Legislação, direitos sociais e conflitos ambientais. Agendas internacionais e a meta da sustentabilidade. Culturas políticas e justiça territorial. As novas escalas das questões ambientais. A face interdisciplinar e geopolítica do ambiente.
Comitê científico: Wagner Costa Ribeiro (Geografia/USP), Lia Osório Machado (Geografia/UFRJ) e José Aldemir (UFAM).

8 – Fronteiras, grandes projetos, gestão do território e mobilidade espacial
Mobilidade do capital e do trabalho. Migrações, fronteiras e controle do espaço. Ações governamentais, usos corporativos do espaço e internacionalização do capital. Reestruturação do território, integração regional e economias nacionais. Estado, empresas e grandes projetos regionais.
Comitê científico: Edna Castro (NAEA), Helion Povoa (IPPUR/UFRJ) e Alisson Flávio Barbieri (CEDEPLAR).

9 – Desenvolvimento regional, regionalismos e pactos territoriais
Atores políticos, agentes econômicos e instrumentos de planejamento. Redes regionais, circuitos produtivos e reorganização do espaço. Agronegócio, arranjos produtivos locais e interesses regionais. Mercado mundial, infraestrutura econômica e transformações regionais.
Comitê científico: Cláudio Egler (Geografia/UFRJ), Monica Arroyo (Geografia/USP) e Maria Teresa Franco Ribeiro (Administração/UFBA).

10 – Rede: técnica e ciência na transformação do espaço
Novas ferramentas, informação e comunicação. Limites e potencialidades dos instrumentos de planejamento territorial: do monitoramento às intervenções. Usos da técnica e novas leituras do espaço. Técnica, imagem e revelação do território.
Comitê científico: José Ripper Kós (PROURB/UFRJ-UFSC), Fábio Duarte de Araújo (PUC-Paraná) e Ana Clara Mourão Moura (Geografia / UFMG).


http://xivenanpur.com.br/

8º. Congresso de Meio Ambiente de Poços de Caldas

Programação Oficial a partir de Janeiro de 2011


Abertura das Inscrições dos Trabalhos Científicos a partir de Dezembro de 2010.




http://www.meioambientepocos.com.br/index.asp